Make your own free website on Tripod.com
CNE 39 - Santa Isabel, Lisboa

e-mail
santa_isabel39@yahoo.com


Home ] Agrupamento 39 ] Cultura/Técnica Escutista ] Códigos ] Paróquia ] Ligações ]

> Técnica / Cultura Escutista > O Que É o Escutismo

O que é o Escutismo...

Como surgiu o Escutismo

O Escutismo nasceu em 1907, pela inspiração do general inglês Baden-Powell.

A ideia de fundar os Escuteiros surgiu a B.-P. quando, ao regressar a Inglaterra da África do Sul, constatou que o seu livro "Aids to scouting", escrito para auxiliar na formação dos recrutas, estava a ser utilizado como livro de texto nas escolas masculinas.

B.-P. compreendeu que se um livro de exploração destinado a adultos havia atraído tantos rapazes, quanto mais os atraíria um escrito para eles...

Aproveitando todas as suas experiências na Índia e África do Sul e o que lera em inúmeros livros a respeito da educação dos jovens ao longo dos tempos, B.-P. foi desenvolvendo a ideia do Escutismo.

O primeiro acampamento Escutista

Para se assegurar de que o Escutismo daria resultado, realizou na Ilha de Brownsea (no Canal Inglês), o primeiro acampamento Escutista de todos os tempos. Neste acampamento participaram vinte rapazes divididos em quatro patrulhas: Lobo, Touro, Corvo e Maçarico. Este acampamento foi um grande êxito.

Com o início da publicação do "Escutismo para rapazes", em fascículos, nos primeiros meses de 1908, começaram a surgir um pouco por todo o lado (não só em Inglaterra), patrulhas e grupos Escutistas.

Em 1912, com 55 anos, B.-P. casa com Olave Soames. Nesse ano surgem as "Girls Guides", a versão feminina do escutismo.

Desde essa altura, o Escutismo já tocou a vida de mais de 250 milhões de pessoas; contando actualmente com mais de 25 milhões de elementos em todo o mundo.

O método Escutista

O Escutismo procura educar os jovens através da sua resposabilização no seio do seu grupo - a Patrulha, e através do contacto com a Natureza, previligiado nas inúmeras actividades ao ar livre.

Citando B.-P.:

"O nosso objectivo é criar cidadãos saudáveis, felizes, e úteis, de ambos os sexos, para erradicar o egoísmo - pessoal, político, partidário e nacional - e substituí-lo por um espírito mais aberto de sacrifício e serviço em prol do bem comum, e assim desenvolver a mútua compreensão e cooperação não só no próprio país, como no estrangeiro, entre todas as nações".

O Escutismo em Portugal...

O Escutismo começou a dar os seus primeiros passos em Portugal no ano de 1911. Apenas uma das associações que surgiram na altura existe actualmente: a "Associação dos Escoteiros de Portugal" (AEP).

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português surgiu a 27 de Maio de 1923, depois da Igreja se aperceber de como o método Escutista era apropriado para a educação dos jovens católicos. Uma vez que as restantes associações Escutistas da altura não professavam nenhuma fé em particular, a Igreja achou por bem fundar uma associação Escutista católica...

Foi assim que surgiu o "Corpo de Scouts Católicos Portugueses", mais tarde rebaptizado de "Corpo Nacional de Escutas".

O CNE conta actualmente com mais de 1000 agrupamentos e mais de 50.000 associados.

Scouting is...

Next ] História do Escutismo ]